segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

MULHER - A AUXILIADORA cont. parte I

     Sara, mulher de Abraão



        No capítulo 12 do livro de Gênesis, versículos de 1 a 3, vemos que o Senhor chamou a Abrão, que depois passou a se chamar Abraão, e lhe fez promessas:
        " Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma benção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra."
         No capítulo 16, versículos de 1 a 15, vemos a precipitação de Sarai, sua esposa, que depois passou a se chamar Sara:
          " Ora, Sarai, mulher de Abrão. não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar, disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai.
                       Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido (...) Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada (...) Sarai humilhou-a, e ela fugiu de sua presença. Tendo-a achado o Anjo do Senhor junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur, disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora.
                        Então, lhe disse o Anjo do Senhor: Volta para tua senhora e humilha-te sob suas mãos. Disse-lhe mais o Anjo do Senhor: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada.
                         Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o Senhor te acudiu na tua aflição. Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos (...) Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão, a seu filho que lhe dera Agar, chamou-lhe Ismael."

                          Os árabes, descendentes de Abraão através de Ismael, filho de Agar, julgam ser o islamismo o cumprimento da promessa de Deus: " Quanto a Ismael, eu te ouvi: abençoa-lo-ei, fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; gerará doze príncipes, e dele farei uma grande nação." (Gênesis 17.20).
                          Por duvidar do cumprimento da promessa de Deus, de que daria um filho a Abraão, Sara fez com que sua serva lhe desse um filho, e acabou provocando uma situação cujas graves conseqüências se estendem até os nossos dias.
                          Hoje temos problemas em todo o mundo, de solução quase impossível, provocados por árabes e israelenses, gerando imsegurança em todo o planeta, justamente por causa daquela sugestão de Sara a Abraão...
                          Todos os dias, na mídia impressa e eletrônica, aparecem referências ao Oriente Médio, região pródiga em conflitos, considerada um barril de pólvora prestes a explodir.





  

Cont. próx. postagens
Livro: O Perfil da Mulher de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário